© 2018 por Midia Interativa NIC (Raquel Sant'Ana). Criado com Wix.com

Artboard 1.png

Poço da Draga: 113 anos de luta

Poço da Draga. Localizado na Praia de Iracema, o local resiste há 113 anos no litoral de Fortaleza. Com mais de 505 famílias, contabiliza 2.029 habitantes em 5,42km². Diariamente, os moradores enfrentam problemas de saneamento básico, de segregação urbana, lutam para não terem as vidas retiradas e resistem ao preconceito vindo da parte de fora da comunidade.

 

Pintando o Sete: inclusão de crianças autistas nas escolas de ensino regular

Inclusão. Os 45 milhões de brasileiros com alguma deficiência têm agora o direito de estudar nas escolas regulares. Como isso afetou as instituições?

Recentemente a palavra inclusão tem estado presente na nossa sociedade, inclusive na educação. Há alguns anos, as pessoas com deficiência/limitação física ou psicológica não tinham acesso à educação, muitas eram internadas em hospitais psiquiátricos e deixadas lá, sem tratamento, assistência ou estudo mais aprofundado dos casos. Hoje sabe-se que na maioria dessas situações, o paciente poderia ter tido uma assistência completamente diferente afetando também o rumo da sua vida.

 
20190605_051220.png

Relacionamento. O relacionamento sugar, da expressão Sugar Dating, - "namoro sugar" - vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Inúmeras plataformas digitais reúnem pessoas interessadas em um “relacionamento com benefícios” para ambos,  dinheiro não é um tabu e os objetivos estão claros. Esse universo é baseado na troca de interesses pessoais.

Relacionamento Sugar

WhatsApp-Image-2019-05-28-at-22_07_21_jp

Sociedade. A mão que bate no vidro do carro pedindo ajuda, muitas vezes se assemelham as mesmas mãos que apontaram para o rosto da mãe ou do pai.  Segundo dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Defesa Social, Fortaleza conta com 1.718 pessoas que vivem em situação de rua, segundo dados de uma pesquisa realizada em 2015. Cerca de 50% desse total passou a viver nessa situação após problemas familiares.

Pessoas Invisíveis: na margem da sociedade

ônibus.jpg

Empoderamento. Igual a Socorro, várias outras mulheres compartilham de histórias parecidas. Mulheres que são motoristas de ônibus que estão em busca de espaço em uma profissão que é predominantemente composta por homens. Atualmente, em Fortaleza e Região Metropolitana se tem um número de 21 mulheres ao volante de transportes nas empresas de ônibus.

Ao volante: empoderamento feminino

 
4_edited.png

Idosos. Os hospitais públicos da capital estão com frequência na mídia por conta do caos nos corredores e leitos, dos relatos de indignação da população que procura atendimento e pelas dificuldades estruturais. A situação se agrava quando se trata do atendimento para idosos. Embora possuam assegurado a prioridade de acordo com o Estatuto do Idoso, o atendimento à pessoas com idade avançada é tão negligenciado quanto o atendimento para com os demais.

"Essa prioridade que todo mundo diz que tem não existe”

d_p.png

Saúde. A indústria da moda nunca cresceu tanto,  transformando o Brasil, estando entre os top 10 dos consumidores de roupas no ranking mundial, tem enorme influência na vida dos indivíduos, que são estimulados a seguirem um padrão, geralmente instigado pela mídia.No entanto, seguir um padrão significa, geralmente, além de abrir mão da individualidade, ter que ir além dos limites físicos e mentais que um ser humano pode aguentar.

Por trás dos flashes:o culto à beleza no mundo dos modelos

DSCN4052_JPG.png

Barra do Ceará.  Apesar da atual fama negativa (por conta de seus diversos problemas sociais e pelas facções), a região possui importância história não somenta para a capital, mas também para o estado. O bairro é considerado o berço histórico do Ceará por ter sido o local onde o capitão-mor Pero Coelho iniciou a colonizaão do território, contruindo o Fortim de São Tiago, no ano de 1604. A Barra tem atualmente 72.423 moradores, distribuídos numa área de 3,86 km², sendo o segundo bairro mais populoso da capital cearense.

Barra do Bem

Contato

Prof.ª Dr.ª Adriana Santiago

UNIFOR Universidade de Fortaleza

Curso de Jornalismo
adriana@unifor.br

Tel: 85-3477.3372/ 3477.3192
 

 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now