


Saúde. Há tempos, os profissionais ligados à Paliação tentam desmistificar a negatividade que estas práticas terapêuticas carregam no imaginário das pessoas. Ter acesso aos Cuidados Paliativos é um direito de qualquer paciente. Esta categoria de acompanhamento pode ajudar quem está em tratamento, e também sua família, a lidar com todas as situações que a doença irá impor.
"CIGANO NÃO ANDA SÓ":
Um retrato da luta cigana contra a invisibilidade verificada na história brasileira e acentuada durante a pandemia da Covid-19
Invisibilidade. No dia 02 de junho de 2020, o Ceará registrou, no município de Sobral, o primeiro óbito em uma comunidade cigana em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A vítima foi Antônio Ferreira dos Santos, mais conhecido como "cigano Barroso", de 63 anos.
“O sistema prisional, como um todo, é adoecedor”:
a violação dos direitos humanos
nas penitenciárias femininas cearenses
Direitos Humanos. A execução da sentença tem como uma de suas finalidades a ressocialização do indivíduo durante seu processo de condenação, no entanto, o sistema prisional brasileiro conserva um histórico opressor com medidas punitivas que vão além do estabelecido pelo poder judiciário, resultando na violação dos direitos e garantias dos encarcerados
Os impactos da pandemia de Covid-19
em motoristas de ônibus de Fortaleza
Covid-19. A todos esses problemas que acompanham a rotina desses profissionais, soma-se os riscos gerados pela pandemia, que obriga os trabalhadores a ficarem expostos constantemente a contaminação, com ônibus lotados e dificuldades para mantar os protocolos de segurança sanitária dos veículos.
SIM! Ainda existe preconceito
Preconceito. A história da mulher dentro dos esportes nunca foi fácil, elas tiveram que lutar para conseguir respeito, tiveram que mostrar que são capazes e que lugar de mulher é onde ela quiser: seja jogando, correndo, nadando, apitando uma partida de futebol, dirigindo um clube ou numa comissão de arbitragem, comentando, narrando ou dando um grito de gol.
O combate à violência doméstica contra a mulher em meio ao período de isolamento social
Violência. O "lar" é o local de moradia do indivíduo e a "casa" está presente no artigo 5º, inciso 11, da Constituição Federal: "XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo". Desta forma, a casa é o asilo do indivíduo. O "asilo", de acordo com o Dicionário Online de Português é o "Lugar onde se está em segurança", "Refúgio, abrigo". Entretanto, para algumas pessoas, o lar não reflete esse sentimento. Para as vítimas de violência doméstica, no entanto, o lar torna-se o local de repetição de traumas.
Contato
UNIFOR Universidade de Fortaleza
Curso de Jornalismo
Tel: 85-3477.3372/ 3477.3192