top of page

A condição de gênero que mata

Misoginia. O feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. É importante ressaltar que o feminicídio não é simplesmente matar a mulher, é matá-la por essa condição de gênero, ou por violência doméstica em situação de coabitação. Ou seja, a misoginia e o machismo estão diretamente ligados a esta forma de crime. Nesta reportagem especial, mostra o feminicídio no Ceará a aprtir de casos reais e análises de especialistas.

Manchete

Violência obstétrica:

o parto como nunca se viu

Desamparo. Para muitas mulheres, a violência obstétrica ainda é um assunto desconhecido. Muitas, inclusive, passam pela situação sem perceber sua gravidade. A gressões físicas ou psicológicas podem gerar uma série de prejuízos para as mães, como traumas e, até mesmo, depressão.  A reportagem, além de explicar quais os tipos de violências mais cometidas, mostrará histórias de mulheres que passaram pela situação e qual a melhor forma de reagir. 

Destaque
postos_gasolina_capa.png

Consumidor paga caro por não perceber fraude nos postos de gasolina

Fraude. Nos últimos seis anos o valor médio da gasolina quase chegou ao dobrou no Ceará. Em 2012, o litro da gasolina custava R$ 2,72, atualmente podemos encontrar em alguns postos custando R$ 4,99, o que indica em um aumento de 83,6% . Esse é valor final da gasolina. Mesmo assim, o motorista sequer sai do carro para verificar como está sendo o abastecimento. E as fraudes continuam.

IMG_0818.JPG

Adultos invisíveis

Abandonados. Reportagem mostra que não há qualquer registro dos jovens que completam 18 anos sem adoção. Eles saem dos abrigos e têm que sobreviver por conta própria.  Segundo o Conselho Nacional de Justiça, cerca de 47 mil estão em abrigos, mas poucos podem ser adotados por estarem apenas comprindo medidas protetivas de lares problemáticos.

Novo_DFB_2018.jpg

Estilistas novatos roubam a cena no mundo da moda

Desafio. Em cada edição do Dragão Fashion Brasil acontece o Concurso dos Novos. Há mais de uma década esse concurso dá oportunidade à alunos de diversas instituições de ensino superior e técnico de todo o país. O que passa despercebido por muitos é todo o trabalho que existe por trás das cortinas das passarelas. Os estudantes têm encontrado um mercado cada vez mais desafiador e concorrido.

Matérias
mulheres_no_esporte.jpg

Força. Ao longo do tempo, as mulheres lutaram para conquistar espaço em muitas áreas, uma delas foi o esporte. Esse ambiente, além de exigir compromisso e esforço físico, as mulheres são julgadas por possuírem mais sensibilidade e fragilidade. Esse é um desafio diário mostrado pela reportagem por meio de histórias de vida de mulheres em diferentes posições no esporte, mas sempre com algo que as une: a luta por ser mulher

Um adversário a mais das

mulheres no esporte: o preconceito

Contato

Prof.ª Dr.ª Adriana Santiago

UNIFOR Universidade de Fortaleza

Curso de Jornalismo
adriana@unifor.br

Tel: 85-3477.3372/ 3477.3192
 

Contato

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page