


Preconceito contra travestis toma proporções
perigosas no Brasil
Entristecedor. Este é o sentimento que nos causa a forma como sobrevivem as travestis e os transexuais na sociedade brasileira, vítimas de preconceito e postos à margem da sociedade. A falta de informação da população e de ensino de gênero e sexualidade desde a infância nas escolas é um fator que influencia a sociedade a oprimir o público trans e deixá-lo nessa situação degradante.
A verdade sobre a existência da indústria da multa no Ceará
Fraude. Multas indevidas como pilotar sem cinto de segurança, dirigir um carro sem capacete e até mesmo multas sem o campo de observação especificado, estão cada vez mais frequentes, e isso gera questionamentos: por que essas multas estão sendo aplicadas? Os órgãos responsáveis não estão verificando corretamente as penalidades? Há uma indústria da multa que aplica punições para lucrar?
Fortaleza pode se tornar uma cidade sustentável?
Sustentabilidade. Fortaleza vem apresentando, desde 2015, medidas para tentar resolver alguns dos maiores problemas ambientais que prejudicam o meio ambiente. A equipe de reportagem do Periscópio realizou o fact-checking do que está ou não de fato sendo realizado para reduzir ou evitar impactos ambientais negativos na capital cearense.
"Fast Fashion" e os impactos ambientais
Moda. O mercado da moda cada vez mais vem incorporando-se ao estilo de vida das pessoas, ao passo que a própria sociedade também vai absorvendo as tendências desse mercado.
No entanto, não se sabe ao certo se as marcas de moda, conseguem atingir o público com o “lifestyle” e ao mesmo tempo, possuir um posicionamento sustentável que desejam entregar.
Por que é importante falar sobre a prevenção ao suicídio?
Saúde. Em 2015, a campanha do Setembro Amarelo emergiu no Brasil com o objetivo de estimular a discussão sobre as causas que levam ao suicídio e as possibilidades de tratamento. Entretanto, o tema continua causando medo e, principalmente entre jovens e adolescentes, uma urgente necessidade de discussão.
Animais domésticos são abandonados nas ruas da cidade
Animais. O problema está lá para quem quiser ver: animais abandonados, de rua, vira-latas... Chame do que quiser, mas eles estão ali. Muitos deles não tem nenhum rumo de vida e ninguém para os ajudar, vivem expostos às diversas doenças e epidemias, podem apresentar sinais de subnutrição e estão sujeitos a atropelamentos e a maus tratos nas ruas de Fortaleza.
Contato
Prof.ª Dr.ª Adriana Santiago
UNIFOR Universidade de Fortaleza
Curso de Jornalismo
adriana@unifor.br
Tel: 85-3477.3372/ 3477.3192