top of page

Órfãos da Guerra

Órfãos. Com a chegada de facções criminosas no estado do Ceará além de ter aumentado o número de casos de homicídios, cresceu também o número de crianças e adolescentes que perderam seus pais, vítimas da guerra de facções, ficando abandonados tanto por não terem apoio de outros familiares como também por falta de ajuda do poder público.

Manchete

6 anos pós cotas – o cenário de mudanças no Ensino Superior cearense com a identidade negra

Cotas raciais. Essa perspectiva traz o reconhecimento de que a sociedade brasileira ainda convive com o preconceito e o racismo, em decorrência do longo período de escravidão e do descaso com o povo negro após a abolição, um passado histórico no Brasil. 

O dia era 13 e o ano era 1888 quando o Brasil Império aprovou uma lei que deu fim ao sistema que tratava mulheres e homens negros como objetos de mercadoria, com uma vida sem o mínimo de humanidade, conhecida como Lei Áurea. Os 130 anos após a abolição da escravatura deixaram consequências e uma indagação: será que o Brasil, de fato, passou a acreditar que todos são iguais perante a lei?

Destaque
praiadofuturo850.jpg

Praia do Futuro: um lugar de disputa

Cidade. O local é considerado como uma das principais praias de Fortaleza, que oferece balneabilidade e serviços especializados de lazer. Dentre eles destacam-se as barracas de praia, grandes atrativos turísticos que movimentam a economia cearense. Contudo, há 14 anos as barracas são alvo de ação judicial que pede a sua retirada. 

Sem Título-2.jpg

A terra dos índios

Causa indígena.  Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro, bem antes da colonização pelos portugueses. Atualmente, existe uma média de 300 povos indígenas no Brasil, sendo mais de 817 mil índios, de acordo com estudos realizados em 2010, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

futebol-800x445.jpg

Em que categoria está nossa base?

Futebol. Na cultura popular brasileira há um ditado que diz “10 entre 10 meninos sonham em ser jogador de futebol”. Essa estatística embutida neste ditado popular, pode não ser 100% certa, mas representa bem a quantidade de jovens que enfrentam as categorias de base do futebol brasileiro. 

Matérias
Sem Título-3.jpg

Agrotóxicos: como o veneno é o principal ingrediente nas refeições dos brasileiros

Agrotóxicos. No cultivo das frutas e dos legumes comprados por você, nos supermercados e em feiras, foram utilizados algum tipo de veneno? Certamente, sim. Os agrotóxicos, também chamados de pesticidas ou produtos fitossanitários - químicos aplicados para evitar doenças, insetos ou plantas daninhas nas plantações - estão presentes, consequentemente, na maioria das refeições dos brasileiros. 

naom_595d3cc48236d.jpg

Necessidade de consumir medicamentos pode advir de expectativas irreais

Saúde.  A exposição aos medicamentos começa logo no início da vida. É comum que os recém-nascidos já tomem remédios paras dores e enfermidades em sua rotina. Conforme o organismo vai envelhecendo, a tendência é que ele vá necessitando de mais cuidado, o que, atualmente, costuma estar diretamente ligado ao uso de fármacos.

Sem Título-4.jpg

Não cabe em mim: o desafio de vestir GG

Moda. Ir fazer as compras pode se transformar em um pesadelo para muitas pessoas. Isto porque boa parte do mercado da moda não busca se adequar para atender ao variado público de mulheres. Em especial as plus size, que não se encaixam no mito do tamanho 36, principalmente no Brasil. Por este motivo, algumas pessoas passam por momentos constrangedores, e sobretudo de preconceito, ao entrarem em lojas para comprar roupas.

Sem Título-5.jpg

Velhice: uma nova perspectiva

Terceira idade. Desde 2012, o número de pessoas com idade avançada cresceu no país, chegando a mais de 30 milhões em 2017. É o que diz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Características dos Moradores e Domicílios, divulgada pelo IBGE. Diante dessa situação, o descaso com a população idosa também cresceu, cerca de 11,7% do aumento de denúncias só no Ceará, os dados são do levantamento do Ministério Público Estadual (MPCE), de 2017.

Sem Título-6.jpg

O preço do desenvolvimento

Pecém.  O Complexo Industrial e Portuário do Pecém, localizado no litoral oeste do Ceará, no município de São Gonçalo do Amarante, desde a sua instalação, viabilizou muitas mudanças no antigo modelo de vida daquela região. Nesta reportagem, contamos a história de moradores que passaram por processos de desapropriação e têm seus direitos continuamente violados em detrimento do negócio. Boa leitura!

Sem Título-7.jpg

Jaguaribara: a economia ameaçada de uma nova cidade

Jaguaribara. De 1956 a 2001, Jaguaribara, localizada no Vale do Jaguaribe, a aproximadamente 300km da capital, Fortaleza, foi uma cidade no interior do Ceará com pouco mais de 8 mil habitantes, que viria a ser submersa pelo Açude Castanhão e sua população, transferida para uma nova sede.

A partir de 1985, o Governo, juntamente com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas(DNOCS), iniciou um projeto para cessar as enchentes da região do baixo Vale Jaguaribe, que seria a construção de uma barragem. 

Sem Título-8.jpg

Pessoas desaparecidas

Força. Sumiço, fuga, ausência. O desaparecimento pode ser caracterizado de formas diferentes na sociedade, mas sempre deixa o mesmo sentimento para a família: a dúvida. Dona Cleide convive com a dúvida há 15 anos, quando seu irmão, José Ribamar Lopes Santiago, desapareceu. Era divorciado, tinha três filhos e morava sozinho. Quando desapareceu tinha 45 anos, hoje Ribamar teria 59. Mesmo depois de tanto tempo, a família ainda procura uma resposta.

Edsaopedro2.jpg

Faces do São Pedro

Resistência. O Iracema Plaza Hotel, mais conhecido como Edifício São Pedro, possui tombamento provisório e aguarda restaurações. Quem passa entre a rua Arariús e a Av. Historiador Raimundo Girão ou passeia pelo calçadão da Praia de Iracema, acaba se encontrando com a grande fachada coberta por muros de cimento e portas fechadas por portões de ferro. O prédio de sete andares inacabados e, com mais de 60 anos de existência, aguarda a assinatura do atual prefeito da cidade de Fortaleza, Roberto Cláudio, para possuir tombamento definitivo.

Contato

Prof.ª Dr.ª Adriana Santiago

UNIFOR Universidade de Fortaleza

Curso de Jornalismo
adriana@unifor.br

Tel: 85-3477.3372/ 3477.3192
 

Contato

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page