top of page

Adultos invisíveis

por Clara Menezes, Isabela Duarte, Paulo André Batista, Vinícius Palheta, Dandara Batista


O Cadastro Nacional de Adoção (CNA) tem, atualmente, mais de 43 mil pretendentes e apenas 8.737 crianças e adolescentes cadastrados. Então, por que ainda existem tantas crianças em casas de acolhimento? Um dos motivos é a falta de pessoas que adotem adolescentes. Existem, hoje, 4.821 jovens entre 10 e 17 anos aptas para serem adotadas. Mas, apenas 51 pretendentes querem adolescentes até um ano antes da maioridade.

Porém, para onde vão os adolescentes que não foram adotados depois que completam 18 anos? De acordo com o Cadastro Nacional de Justiça, existem, para a adoção, 616 adolescentes com 17 anos.

Além disso, a quantidade de jovens abrigados se avoluma  porque, segundo o Conselho Nacional de Justiça, cerca de 47 mil pessoas estão em abrigos, mas poucas podem ser adotadas. Essa situação ocorre, principalmente, porque o objetivo da Justiça é para “proteger a criança, acolhendo no abrigo. Então, o objetivo não é tomar o filho de ninguém. É tentar que a família se ajuste para recebê-la de novo”. Pelo menos é o que diz a juíza da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, Anna Lúcia Vanderlei Pontes.


Комментарии


© 2018 por Midia Interativa NIC (Raquel Sant'Ana). Criado com Wix.com

Artboard 1.png
bottom of page